INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMO PARA APRESENTAÇÃO NO FORMATO DE PITCH
1º Simpósio de Inovação e Produtos Naturais rumo a Novos Medicamentos
- Objetivo do Pitch: Promover a comunicação eficaz e acessível de pesquisas científicas voltadas ao uso de produtos, processos ou serviços, destacando seu potencial de aplicação farmacológica e contribuição para a inovação tecnológica. O pitch deve apresentar, de forma concisa e estratégica, os principais aspectos do trabalho, evidenciando sua relevância científica, aplicabilidade prática e possibilidade de transferência para o setor produtivo, especialmente para a indústria farmacêutica e afins.
A proposta busca aproximar a academia da indústria, incentivando a valorização de pesquisas que possam gerar produtos, processos ou serviços inovadores, com impacto real na saúde, na economia e no uso sustentável da biodiversidade. - Público-alvo:
Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde, biotecnólogos, engenheiros de processos, empreendedores, representantes da indústria farmacêutica, laboratórios de fitoterápicos, startups de base biotecnológica e demais interessados na aplicação de pesquisas em plantas medicinais para o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores. - Formato para submissão dos trabalhos para o Pitch:
- A submissão do trabalho acontecerá sob a forma de resumo, por meio do link https://forms.gle/5hmZhfSVWQCwBA1G9, contendo (título, autores e afiliação institucional, corpo e suporte financeiro). O corpo do resumo não deve ultrapassar 2000 caracteres (com espaço).
- A apresentação do trabalho deverá ser feita pelo pesquisador responsável ou membro da equipe de pesquisa
- O título deve ser escrito com a inicial maiúscula de cada palavra.
- Liste os autores (sobrenome seguido das iniciais) e posteriormente, suas respectivas afiliações (universidade, campus, Faculdade/Departamento/Programa de Pós-Graduação, empresa).
- O corpo do texto deverá conter:
- Introdução (Qual é o problema abordado? Por que é relevante?)
- Solução/plano de ação (Qual é a sua solução? Como ela resolve/minimiza o problema?
- Público-alvo (Quem você pretende atingir com a sua solução?)
- Diferencial competitivo (O que torna a sua solução única? Há outras soluções disponíveis? Se sim, por que a sua é superior ou quais as diferenças?)
- Equipe (Breve apresentação da equipe, experiência na área estudada)
- Indicação do Technology Readiness Level (TRL): de 1 a 5, sendo:
- TRL 1: Princípios básicos observados e reportados: nível mais baixo da prontidão tecnológica, em que a pesquisa científica começa a ser transferida para a investigação aplicada e o desenvolvimento.
- TRL 2: Conceito e/ou aplicação da tecnologia formulado: início da atividade inventiva. Neste nível a aplicação é ainda especulativa, não existe uma prova ou uma análise detalhada que suportem a conjectura. Por exemplo, a seguir a observação de uma determinada característica de um material podem ser definidas potenciais aplicações, em forma de estudos analíticos.
- TRL 3: Prova de conceito analítico e experimental de características e/ou funções críticas: início da atividade de investigação e desenvolvimento. Estudos analíticos para ajustar a tecnologia a um certo contexto e estudos laboratoriais para validar fisicamente se as previsões baseadas nos resultados analíticos estão corretas. Estes estudos e experiências devem constituir uma validação do tipo “prova do conceito” das aplicações/ conceitos formulados no nível anterior. A concretização das ideias pode depender de um novo material.
- TRL 4: Validação de componente em ambiente de laboratório: devem ser integrados elementos tecnológicos básicos até serem atingidos os níveis de desempenho desejados. Esta validação, ainda considerada de baixa fidelidade, deve suportar o conceito formulado anteriormente e ser consistente com os requisitos dos potenciais aplicações do sistema.
- TRL 5: Validação de componente em ambiente relevante: neste nível, a fidelidade do componente testado tem de aumentar significativamente. As aplicações totais devem ser testadas num ambiente simulado ou de algum modo realístico. Várias tecnologias novas podem estar envolvidas na demonstração.
- Conclusão e impacto.
- Importante:
- Se necessário, o trabalho necessita indicar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (humana e/ou animal), citando o número da aprovação.
- É mandatório indicar o suporte financeiro do projeto, caso se aplique.
- Para a apresentação do Pitch caso o resumo seja selecionado:
- A apresentação dos trabalhos selecionados deverá ser preparada no template que será disponibilizado na plataforma NUI Eventos.
- A apresentação deverá ocorrer em até 3 minutos. A apresentação será cronometrada, com cronômetro virado para o candidato, sendo que o uso adicional de tempo estará sujeito a pontuação menor.
- Serão critérios de avaliação para a apresentação :
- Tempo (0-15)
- Potencial de impacto da solução (social, econômica e/ou tecnológica) (0-30)
- Viabilidade de implementação do projeto (0-30)
- Clareza, domínio do conteúdo e objetividade da apresentação (0-15)
- Grau de maturidade do produto apresentado (0-10)
- Cada apresentação será avaliada por um painel avaliativo, contendo ao menos 3 membros da academia e/ou da indústria
Cronograma de submissão, julgamento e resultado dos trabalhos do Pitch:
14/07 a 08/08/2025 | Submissão dos trabalhos para o Pitch |
23/08 a 08/09/2025 | Prazo para avaliação dos trabalhos selecionados – comissão científica. |
09/09/2025 | Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação no Pitch. |
11/09/2025 | Prazo final para manifestação de concordância para apresentação do trabalho no Pitch. |
12/09/2025 | Publicação da programação final de apresentação dos Pitches. |
Submeta seu Pitch aqui: https://forms.gle/5hmZhfSVWQCwBA1G9